terça-feira, 1 de março de 2011

Desenvolvimento Regional de São Sebastião do Passé

São Sebastião passou da categoria de arraial para distrito, subordinado a São Francisco do Conde. Enquanto o tempo corria e os fatos aconteciam, a sede do distrito se estruturava e se organizava para a independência política e autonomia plena.
Partindo do centro comercial e da rua da Igreja, seguia-se outras mais estreitas, com nomes significativos que serviam para identificá-las: rua do rio, rua do cemitério, rua da palha, rua do corta braço, onde se instalaram as classes proletárias.
Formando um cinturão em volta da área urbana, existiam grandes propriedades rurais: Fazenda Curralinho, Fazenda Sinunga, Fazenda Alegre, Fazenda Olhos D’ Água, Fazenda  Barbado. Bem próximo do centro, nas Fazendas Olhos D’ Água e Sinunga, remanesciam os sobrados e respectivos engenhos do período colonial.

     
                                                              Praça Doze de Outubro
                                                  Foto Antiga                       Foto Atual


                                                               Rua do Cemitério

                                                Foto Antiga                           Foto atual


                                                                      Rua da Palha
 

Administração de Flaviano Eutíquio de Andrade – 22/02/1948 à 11/03/1951


À proporção que o tempo passava e o município se desenvolvia, os administradores sentiam-se obrigados a melhorar as condições do mesmo, especialmente em relação aos aspectos urbanos. Aquele cinturão de propriedades rurais que rodeava a cidade passou a fazer parte da mesma, repleta de construções para todas as necessidades: templos religiosos, casa comerciais e residenciais, dentro desse contexto competia à administração fazer sua parte, e esta providenciou a construção de um prédio para instalar a prefeitura atual, a instalação de energia elétrica, e serviço de terraplanagem.


Administração de Mário Munis Pacheco – 07/04/1963 à 0704/1967


Foi nesta administração que se tomou a iniciativa de canalizar a água tratada para as residências.
As transformações urbanas aconteceram por dois motivos específicos: a extensão de áreas ocupadas e a evolução arquitetônica. Durante os últimos anos, períodos considerados como desenvolvimento, depois da emancipação política aconteceram transformações radicais sobre todos os aspectos. Quanto à urbanização, vale considerar que, quando se tomou a iniciativa de melhorar realmente melhorou. As transformações e o crescimento foram tão rápidos e tão abrangentes que, para aqueles sebastianenses que retornaram depois de uma ausência prolongada, parece estar chegando à outra cidade e pisando outras terras.
Como podemos perceber o Município de São Sebastião era uma região demograficamente rural e passou a se tornar urbana.


                                                       Praça Doze de Outubro



Referências Bibliográficas:

OLIVEIRA,
Jardilina de Santana. São Sebastião do Passé 278 anos de História – Bahia 1997
                                             Foto Antiga                        Foto atual (Rua da Prefeitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário